O Esporte Clube Pelotas foi o campeão da Divisão de Acesso, a Série A2 do Campeonato Gaúcho de 2018. O título veio após vencer por 4 a 0 a equipe do Clube Esportivo Aimoré, na tarde de domingo, 24 de junho, no estádio Boca do Lobo, em Pelotas. Giovane Gomez, Germano, Gustavo Xuxa e Giancarlo decretaram o placar e trouxeram a taça para as mãos áureo-cerúleas. Na primeira partida da final, no estádio Cristo Rei, em São Leopoldo, as equipes haviam empatado em 1 a 1. Os dois clubes finalistas alcançaram o acesso para o Gauchão de 2019 e já haviam festejado muito a garantia de volta à elite do futebol gaúcho.
O jogo começou com o Pelotas partindo com tudo para o ataque, em uma pressão inicial. E deu resultado. Com menos de cinco minutos, Giovane Gomez foi derrubado na grande área por Luiz Henrique. Pênalti. Com extrema categoria, o mesmo Giovane bateu e decretou a abertura do placar na Boca do Lobo.
Não demorou muito para que o segundo viesse. Germano cobrou escanteio para área na marca de 10 minutos. A cobrança não foi boa, mas no rebote, aí sim o volante mostrou toda sua qualidade. De primeira, Germano pegou de lado de pé, colocou curva na bola e acertou o ângulo, lá onde a coruja dorme. Lobo 2 a 0.
O Aimoré tentava esboçar alguma reação mas uma atuação segura do sistema defensivo áureo-cerúleo impedia qualquer perigo maior. Restava aos visitantes o chute de longe. Elias tentou, mas Giovani, com segurança, defendeu firme.
O Pelotas, do outro lado, empilhava chances perdidas. Hugo Sanches, Cléverson, Gustavo Xuxa e Giovane Gomez, todos estiveram perto de ampliar o marcador. No final da primeira etapa porém, lá estava o 2 a 0.
A segunda etapa começou parecida com a primeira: com gol do Lobo. Hugo Sanches sofreu a falta no contra-ataque, mas antes ainda conseguiu encontrar Cléverson que entrava sozinho na cara do gol. Gustavo Xuxa acompanhou o lance e foi recompensado pelo camisa 11. Sem goleiro, recebeu passe e completou para as redes. Gol de Xuxa, gol do Pelotas. 3 a 0.
O Pelotas dominou o jogo do início ao fim, sem ceder espaços e atacando à todo instante. A melhor atuação azul e ouro na Divisão de Acesso. E justo na final. O resultado não poderia ser outro. Mais um gol. Cléverson, em uma tarde digna de garçom, serviu mais um companheiro. Dessa vez a voz da experiência e da técnica. Giancarlo só precisou de um toque para tirar o goleiro e colocar a redonda na rede. Pelotas 4 a 0. Depois, não havia mais nada a ser feito a não ser comemorar. O grito começou a ecoar e crescer conforme o tempo ia passando.
O Lobão voltou, com uma campanha 100% na Boca do Lobo, fez festa após a partida, com a torcida atendendo o pedido do clube de não invadir o gramado e aguardar a abertura dos portões após a entrega da taça.