Aprenda o que é marketing pessoal e como ele pode te ajudar a vender mais
Principais aprendizados deste artigo:
Marketing pessoal pode ser definido como um conjunto de técnicas e estratégias de marketing que são utilizadas para promover a imagem de uma pessoa.
O marketing pessoal possui diversas vantagens, a principal é o aumento da visibilidade no mercado de trabalho, ganho de autoridade e a possibilidade de promoções no trabalho.
O primeiro passo para promover a sua imagem individual é saber quais são os seus diferenciais, estar sempre em comunicação com o time, ter iniciativa e utilizar bem o cartão de visitas.
Ter um processo comercial bem definido entre as equipes de marketing e vendas pode ajudar não só a construir uma imagem forte da empresa no mercado como também guiar de forma mais estratégica as relações comerciais.
É indiscutível a relação estreita que existe entre marketing e vendas, pois quanto mais divulgar a imagem de sua empresa, maiores serão as possibilidades de vender.
Mas existe uma forma de marketing especial, que é o marketing pessoal, ou seja, o marketing de sua própria imagem.
Acompanhe no post como essa estratégia pode aumentar suas vendas e faça bom uso dela em seu dia a dia.
Marketing pessoal é o conjunto de estratégias e técnicas aplicadas com planejamento e cuidado, a fim de melhorar a imagem do profissional diante do cliente, fornecedor, gestor e colegas de trabalho.
A relação que o marketing pessoal mantém com o marketing comum é que ambos trabalham no sentido de valorizar a imagem de alguma coisa, tornando-a conhecida e aceitável.
No caso do marketing pessoal, trata-se da imagem da própria pessoa.
Se a sua imagem agrada e convence, fica bem mais fácil obter êxito nas vendas!
Portanto, saber como fazer marketing pessoal é importante para você.
Agora que você já sabe o que é marketing pessoal, confira algumas dicas.
5 dicas de como fazer marketing pessoal
1- Acerte no vestuário
O vestuário é importante para sua boa imagem, criando no cliente uma impressão positiva e ajudando na realização das vendas.
Todos os dias em que sair para vender, assuma seu papel, vista-se conforme a ocasião.
No post Como usar a linguagem corporal em vendas, citamos um conselho bem interessante que merece ser repetido aqui:
Vista-se para o trabalho que você quer e não para o trabalho que você tem.
Steve Jobs, por exemplo, usava calças jeans, blusas pretas e tênis da marca New Balance.
Assim, ele desenvolveu um marketing pessoal por meio do vestuário.
Esse é um exemplo prático de “Você é a sua marca”.
o que é marketing pessoal
A marca registrada de Steve Jobs: calça jeans, blusa preta e tênis da marca New Balance
2- Use bem seu cartão de visitas
O cartão de visitas é um aliado na divulgação de sua própria imagem e na aquisição de mais vendas.
Quando for trabalhar, leve sempre uma quantidade mínima de cartões para entregar às pessoas na rua ou aos clientes que vão até a sua empresa.
Você também pode entregá-los quando encontrar possíveis clientes em um restaurante, supermercado, salão de beleza, shopping center, por que não?
Muitas vezes, um design simples pode ser único e facilmente memorizável pelo cliente.
O design do cartão de visitas de Meg Whitman (presidente da companhia HP, que recentemente mudou sua identidade visual) apresentava um círculo azul com as letras hp em branco; trazia a assinatura, nome e função, endereço da empresa, telefones e e-mail.
Simples, mas inconfundível.
3- Sintonize comunicação e simpatia
Outro ponto a considerar é a capacidade de comunicação do vendedor.
Ele precisa saber abordar, apresentar seu produto, expor seus conhecimentos.
A simpatia também contribui para a formação da primeira impressão.
O vendedor precisa mostrar-se afável, agradar o potencial cliente, ser acessível e atencioso.
Quando sair para as vendas, deixe seus problemas pessoais em casa, treine seu discurso e procure trabalhar com bom humor.
Saiba mais como explorar seus pontos positivos no post Como ser você mesmo e tornar a sua vida mais gratificante.
Transmita sua melhor imagem nas redes sociais
4- Ajuste seu marketing pessoal no ambiente digital
Um dos grandes desafios para o profissional é desenvolver marketing pessoal no universo digital.
Seu grande trunfo é o conteúdo, que deve ser interessante, atualizado e ser passado por meio de textos, imagens e vídeos.
Aborde temas relacionados às atividades que você exerce ou sobre seu segmento (veículos, imóveis, cosméticos, tecnologia, confecções, livros, alimentos, bebidas).
Daí, a importância de manter um blog ou site com bons conteúdos.
Integre-se nas redes sociais, principalmente no Facebook e Linkedin (espaço adequado para você desenvolver sua imagem profissional, deixar sua marca e interagir com outros profissionais, ou seja, fazer seu networking).
O que diferenciará seu conteúdo do conteúdo de outros vendedores é seu estilo: a forma de escrever, como usa suas imagens, tamanho dos textos, o design da página e assim por diante.
5- Associe bons materiais, marketing pessoal e vendas
Trabalhe bem preparado, com todo o material que precisa – laptop, portfólio (seja ele eletrônico ou não), smartphone.
Amostras grátis podem ser importantes para determinados tipos de vendas, se for o seu caso, não se esqueça de trabalhar com reposição constante.
O vendedor que trabalha sem o material de trabalho necessário é como o pedreiro que trabalha sem trolha ou fita métrica: sua imagem fica bastante comprometida diante do cliente e o trabalho não sai conforme o esperado.