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Como fazer uma pesquisa de mercado: Veja 5 dicas essenciais

Aprender como fazer uma pesquisa de mercado é fundamental para que você entenda seu nicho de mercado, seu público-alvo e seus concorrentes.

Trata-se de uma ferramenta amplamente utilizada por empresas de sucesso, pois fornece dados e informações qualificadas de múltiplas fontes.

A boa notícia para empreendedores é que para entender como fazer uma pesquisa de mercado não é preciso ter um produto pronto ou negócio estabelecido.

Na verdade, a pesquisa de mercado é uma ferramenta que pode ser utilizada em diversas fases corporativas, servindo muito bem a incontáveis propósitos.

No entanto, o desafio é outro: trata-se de saber como fazer uma pesquisa de mercado eficiente, sistematizada e que traga as respostas que sua empresa busca.

Pense bem: se fosse para conduzir uma pesquisa de mercado agora, você e seu time seriam capazes de extrair os melhores insights?

Para ajudar você nessa etapa, nós da Eleve preparamos um conteúdo bem completo sobre o assunto.

Aprenda de vez como fazer uma pesquisa de mercado definitiva neste guia completo!

Como fazer uma pesquisa de mercado: Afinal, o que é uma pesquisa de mercado?
como fazer uma pesquisa de mercadoAntes de mergulhar na prática e entender como fazer uma pesquisa de mercado, é preciso conhecer um pouco da teoria. Afinal, você sabe o que é essa ferramenta corporativa?

Pesquisa de mercado é a coleta e análise sistemática e objetiva de dados sobre seu mercado, concorrência e público-alvo, cujo objetivo é aumentar a compreensão sobre eles.

Há duas formas de conseguir informações com a pesquisa de mercado:

Pesquisa primária: sua empresa ou alguma empresa contratada pela sua realiza a pesquisa de forma direta.
Pesquisa secundária: quando você consulta dados de uma pesquisa feita por terceiros (como institutos e associações) e disponíveis para consulta (de forma gratuita ou paga).
A pesquisa de mercado é uma parte crucial de todo e qualquer plano de marketing, independente do tamanho ou nicho da sua empresa.

Em teoria, muitos empreendedores afirmam conhecer 100% de seu mercado e do seu público.

Na prática, porém, podem tomar decisões completamente errôneas, baseados em achismos puros, o que traz grandes riscos ao negócio.

É nesse ponto que a pesquisa de mercado pode ajudar, especialmente aos pequenos empreendedores.

Quanto mais pesquisas forem conduzidas por uma empresa, mais preparada ela estará para lidar com as mudanças de seu ambiente corporativo.

Para que serve uma pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado serve como fonte de informações estratégicas que ajudam qualquer empresa a tomar decisões melhores, calcadas em dados sólidos, reais e acurados.

É uma etapa crucial no desenvolvimento de tudo em sua empresa:

De sua proposta de venda até o entendimento sobre quais plataformas e canais utilizar para se conectar com os clientes.

Portanto, algo fundamental para o sucesso de negócios que aspiram ao crescimento.

A pesquisa de mercado serve também para:

Testar produtos;
Minimizar riscos;
Medir a reputação da sua organização;
Encontrar formas de promover uma nova solução;
Entender mudanças comportamentais nos consumidores;
Angariar dados e informações para complementar um pitch.
Tudo isso resulta em um nível maior de competitividade ao seu negócio, servindo de fonte de insumos para o desenvolvimento de planejamentos assertivos.

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Qual é a importância de uma empresa realizar uma pesquisa de mercado?
Entender como fazer uma pesquisa de mercado é necessário quando você busca muito mais do que um conhecimento superficial do seu público ou do seu mercado.

Para conquistar o topo da concorrência e se mostrar realmente competitivo, é necessário compreender os contextos de forma aprofundada e qualificada.

Nesse ponto, a pesquisa de mercado tem tanta importância — algo que impacta totalmente a rotina de uma pequena empresa.

A pesquisa permite que você realize um mergulho nas questões que mais importam à sua empresa no momento, lhe fornecendo informações qualificadas para basear de forma assertiva suas decisões de negócio.

Afinal, enquanto o esforço de analisar dados lhe permite entender o “o quê” das coisas, a pesquisa de mercado vai além e lhe dá o “porquê” delas.

Desse modo, a pesquisa supera as suposições e tendências.

Não que isso quer dizer que as descarte, mas a pesquisa permite que você trace uma linha do que é fato.

Isso tudo contribui para que seu planejamento seja realizado em cima de uma base estável de verdades, e não no “vácuo” composto apenas por ideias e achismos.

Principais vantagens de fazer uma pesquisa de mercado
Um dos principais motivos para aprender como fazer uma pesquisa de mercado é que, ao realizá-la, você desfruta de vários benefícios estratégicos.

Quer saber quais? Separamos uma lista com os principais:

Auxilia a entender e estabelecer tendências;
Serve para medir a reputação da organização;
Ajuda a descobrir e identificar problemas potenciais;
Permite compreender seu posicionamento de mercado;
A pesquisa minimiza os riscos em um novo lançamento;
A pesquisa de mercado orienta sua comunicação com clientes.
Ajuda a identificar melhores e novas oportunidades de mercado;
Fortalece o planejamento antecipado de alguma ação, lançamento ou realocação.
Ou seja, a pesquisa de mercado aprofunda e qualifica o nível de conhecimento corporativo da sua empresa sobre o contexto em que está inserida, seja aos olhos do mercado e aos dos consumidores e do público-alvo.

Trata-se de um entendimento valioso, que se aplica de forma inovadora no contexto de uma empresa que está nascendo ou que está querendo crescer.

Quais são os principais tipos de pesquisa de mercado?
Agora, antes de aprender como fazer uma pesquisa de mercado, é preciso desvendar um pouco mais sobre suas estruturas e características.

Afinal, nem toda pesquisa é igual, certo?

Há diferentes perguntas que devem ser feitas para obter certas respostas — e tudo depende do problema primordial da empresa.

Hábitos de consumo
Com as novas tecnologias, as vontades, necessidades e comportamentos dos consumidores mudam a todo momento.

Por isso, realizar pesquisas de hábitos de consumo ajuda as empresas a se manterem na trilha certa em relação aos seus produtos, benefícios, diferenciais e ações de marketing.

É um tipo de pesquisa que ajuda você a entender as dores do seu público.

Força de marca
Quando o nível de exigência dos consumidores é tão (e cada vez mais) alto, é preciso constantemente medir a força da sua marca.

Houve oscilações na percepção do público? Se sim, por quê? Foi positivo ou negativo? O que influenciou essa alteração?

É um tipo de pesquisa que pode complementar perfeitamente sua estratégia (ou sua renovação) de branding.

Satisfação dos clientes
Um dos tipos de pesquisa de mercado mais utilizadas, busca entender a satisfação dos clientes após realizar uma compra com sua empresa.

As respostas buscam entender os sucessos e oportunidades de melhoria do atendimento, bem como traçar os pontos-críticos da jornada de compra.

É uma forma de atrair mais clientes e alcançar insights que melhoram todo o negócio, buscando melhores índices de satisfação e um maior nível de fidelização.

Satisfação dos colaboradores
E se o seu nível de entrega é excelente, mas dentro da empresa isso não se reflete no clima dos funcionários?

A pesquisa de satisfação dos colaboradores busca entender o que afeta o trabalho das pessoas, tanto positiva quanto negativamente.

O intuito é buscar saídas para melhorar a satisfação de todos os funcionários, de modo que isso impacte em seu humor e no seu nível de comprometimento com a empresa.

Afinal, como fazer uma pesquisa de mercado eficiente?
como fazer uma pesquisa de mercadoAprender como fazer uma pesquisa de mercado é um processo que exige bastante atenção e esforço, especialmente na sua aplicação e na análise dos resultados.

Por isso, formular o melhor questionário é uma tarefa primordial para o sucesso dessa ferramenta.

O grande desafio, portanto, é estruturar a pesquisa de mercado de modo que, na hora de aplicar, não falte nada.

Assim, você tem a certeza que o esforço empregado, bem como os recursos, vão retornar dados e informações valiosos.

Defina um objetivo
Ao entender como fazer uma pesquisa de mercado, o principal aspecto a se levar em conta é que há uma dúvida principal a ser respondida. É essa questão que direciona toda pesquisa.

E ela deve estar relacionada ao seu objetivo.

Seria aumentar as vendas? Entender quais novos produtos ou serviços desenvolver? Como melhorar a entrega das mercadorias? Quais canais devem compor sua estratégia para acompanhar a jornada do cliente e atendê-lo melhor?

Assim, sua empresa saberá como direcionar as perguntas, destrinchando essa resposta ampla em outras, que vão construir um caminho para o sucesso.

Escolha um tipo de pesquisa
Logo acima, mencionamos alguns dos principais tipos de pesquisa.

Nesse momento do processo, você deve escolher entre eles (e outros que você tiver conhecimento) para aplicar.

É comum que esse tipo de pesquisa esteja muito atrelado ao objetivo principal da empresa.

Ou seja, uma pesquisa de hábitos de consumo deve ser ideal para entender se há espaço e interesse para o lançamento de um novo produto.

Da mesma forma, uma pesquisa de satisfação dos colaboradores deve servir para compreender se vale a pena reformular o plano de saúde dos funcionários.

Determine como será a coleta de dados
Agora, como você e seu time vão coletar as informações e respostas da pesquisa?

Alguns formatos são bastante óbvios, como o de satisfação do cliente, em que você pode automatizar o envio da pesquisa em formato de formulário ou enquete para o e-mail do consumidor.

Agora, uma pesquisa de hábitos de consumo pode ser diferente, por meio de uma entrevista detalhada, com diferentes níveis de perguntas.

Saiba em qual canal será feita a coleta
Outro ponto importante ao entender como fazer uma pesquisa de mercado é descobrir o melhor canal para realizá-la.

Nem sempre há recursos para fazer pessoalmente, e nem sempre esse é o melhor tipo de pesquisa. Pode ser o mais indicado para varejos físicos, por exemplo.

Há outras formas, como via telefone (muito embora em situações B2C possa ser visto como um incômodo, por conta da má fama do telemarketing).

Outra alternativa é a abordagem on-line, via e-mail ou mesmo redes sociais. Pode ter uma aderência melhor e maior variedade de respostas.

Para pesquisas mais específicas, como de força da marca em que o alvo são CEOs, CFOs e grandes figuras do mercado, talvez o ideal seja optar por outro tipo.

Um exemplo é marcar uma chamada on-line com cada participante, se possível.

Faça relatórios e analise os dados
Por fim, não deixe de realizar a análise dos dados e informações obtidas.

É uma das etapas mais cruciais para o sucesso da pesquisa, pois vai filtrar os dados e transformá-los em insights valiosos para guiar sua estratégia.

Agora, para aplicar esses insights, é preciso de tecnologia que facilite a gestão do negócio. É que o Eleve Gestão possibilita à sua empresa.

O sistema de gestão Eleve permite que você faça o controle total da operação e coloque suas mudanças em prática de forma rápida, de modo que acompanhe a volatilidade do mercado e desponte como um player diferente.

Conclusão
Neste conteúdo, você aprendeu tudo sobre como fazer uma pesquisa de mercado, sua importância, os diferentes tipos e ainda para que essa ferramenta serve na empresa.

A verdade é que existem diferentes aplicações da pesquisa de mercado — e cada uma é valiosa para seus objetivos específicos.

Desse modo, é possível confiar na sua realização para aprofundar o conhecimento sobre uma questão que seja fundamental para o andamento do negócio.

Esperamos que esse conteúdo ajude você a formalizar e estruturar sua próxima (ou mesmo a primeira!) pesquisa de mercado.

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