Noticias

Entenda quais são os diferentes tipos de violência doméstica 

Infelizmente, no Brasil, os casos de violência ainda são bastante recorrentes. Porém, de acordo com o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, os números poderiam ser ainda maiores se todas as mulheres soubessem que violência doméstica não é apenas um ato físico. Por esse motivo, neste artigo, você poderá entender quais são os diferentes tipos de violência doméstica. Continue a leitura e se proteja!

Violência doméstica no Brasil

Como dito anteriormente, os casos de violência doméstica no Brasil ainda são bastante recorrentes e possuem números alarmantes. Entretanto, o Dr. Amauri Jacintho Baragatti nos lembra que devemos nos atentar para a criação da Lei Maria da Penha que, atualmente, protege milhares de mulheres pelo Brasil inteiro. Logo, em qualquer caso de violência, não deixe de procurar as autoridades!

Diferentes tipos de violência doméstica

Diferentemente do que muitas pessoas podem achar, o Dr. Amauri Jacintho Baragatti nos explica que a violência doméstica não acontece apenas no ato físico, muito pelo contrário, ela pode acontecer de diferentes maneiras. Saber quais são os tipos de violência faz com que mulheres consigam identificar seus agressores muito antes que algo trágico venha acontecer. Abaixo, você poderá conferir alguns desses tipos de violência.

  1. Violência Física

O primeiro tipo de violência é a violência física, a mais conhecida entre a população e uma das que mais possuem denúncias. Nesse caso, o agressor, de acordo com o Dr. Amauri Jacintho Baragatti toma atitudes que comprometem a integridade física ou a saúde da mulher, seja por espancamento, arremesso de objetos, sufocamento ou lesão com objetos feitos propositalmente. 

  1. Violência Psicológica

Sim, a violência psicológica também pode ser considerada violência doméstica. Segundo o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, é enquadrado como violência psicológica qualquer atitude que tenha como objetivo causar danos psicológicos, diminuir a autoestima ou controle de comportamento da vítima. Ameaças, humilhações, manipulação e constrangimento são consideradas violência psicológica. 

  1. Violência Sexual

Muitas pessoas acreditam que dentro de uma relação não existe violência sexual, entretanto, o Dr. Amauri Jacintho Baragatti nos explica que isso é um grande equívoco. Casos como, por exemplo, obrigar a parceira a manter relações sexuais ou participar de práticas sexuais sem o seu consentimento, é considerado violência sexual. Geralmente, essa ação é realizada através da intimidação, ameaça ou coação.

  1. Violência Patrimonial

Talvez uma das menos conhecidas é a violência patrimonial, porém, ela existe e os casos não são poucos. De acordo com o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, é configurado como violência patrimonial qualquer ação que tenha como objetivo a retenção, subtração ou destruição de objetos que pertencem à mulher, sejam eles seus instrumentos de trabalho ou bens de valor.
Em qualquer desses casos, o Dr. Amauri Jacintho Baragatti recomenda que a mulher procure ajuda profissional especializada para que o caso possa ser resolvido mantendo a sua integridade.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo